Acupuntura é uma parte da Medicina Tradicional Chinesa, uma técnica milenar, que busca restabelecer o equilíbrio geral do corpo humano. Esta terapêutica utiliza-se de diversos instrumentos como agulhas, moxas e ventosas, que promovem estímulos físicos e faz o organismo liberar substâncias químicas que tem ação anti-inflamatória e analgésica.

É mais conhecida para o tratamento dos quadros de dor (aguda e crônica), mas atua de forma abrangente no tratamento de diversas doenças tanto do sistema musculoesquelético como respiratório, neurológico, digestivo. Atua também auxiliando no tratamento da obesidade, depressão, estresse, ansiedade, tensão pré menstrual, insônia, entre outras diversas condições físicas.

É uma terapêutica que vem crescendo muito na área da saúde, pois visa melhorar o quadro clinico sem o uso de medicamentos, pois ao contrário destes não possui efeitos colaterais desagradáveis.

Acupuntura na Obesidade:

A obesidade é considerado um problema de saúde pública mundial, afetando mais de 700 milhões de pessoas no mundo. Muitos tratamento são a base de medicamentos que inibem o apetite e aceleram o metabolismo, porem possuem muitos efeitos colaterais desagradáveis como taquicardia, irritabilidade, insonia, entre outros.

A Acupuntura com foco no tratamento da obesidade atua diminuindo a ansiedade, a sensação de fome, de modo a controlar a compulsão alimentar, assim auxilia no processo de emagrecimento.

Vantagens: não tem efeitos colaterais e não causa dependência química, nem efeito sanfona. Porém vale lembrar que não existe milagre quando se fala em perda de peso, deve-se se manter uma alimentação saudável e atividade física regular!

São efeitos adicionais da Acupuntura: melhora do sono, redução da irritabilidade e melhora dos sintomas causados pela obesidade, tais como retenção hídrica, dores na coluna, joelhos e pés. Além de melhorar a autoestima e o humor, promovendo assim um bem estar físico e emocional.