PILATES

O Pilates é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920. Visa o total e completo controle e conexão entre o corpo e a mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas de forma a promover melhora da qualidade de vida.

Os exercícios são suaves e sem impacto com o solo, se baseia na concentração do movimentos para consciência corporal e mental, pois nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas sim com consciência, precisão e rigor técnico.

A técnica possui inúmeros benefícios como melhora no quadro de dor, principalmente as crônicas e da coluna; melhora da postura, condicionamento físico (ganha força muscular e resistência), coordenação motora e equilíbrio postural (prevenindo quedas); aumenta a flexibilidade muscular e articular. Além do mais estimula o autocontrole e diminui os níveis de estresse, trazendo benefícios não só para o corpo, mas também a mente.

A principal vantagem do método Pilates é que pode ser utilizado para qualquer tipo de pessoa, independente da disfunção motora e da capacidade física, pois existem mais de 500 tipos de exercícios que podem ser adaptados para cada condição física. Assim podem ser realizadas por crianças, idosos, gestantes, como tratamento em processos de reabilitação neurológica. Tudo isso porque os exercícios respeitam as capacidades e necessidades individual, sendo especifico para a condição de cada um.

Deixe um Comentário