FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR

As doenças cardiovasculares estão no ranking das principais causas de óbitos no Brasil e no mundo, constituindo assim um grande problema de saúde pública mundial. Em um passado recente, os pacientes acometidos por infarto do miocárdio ou a cirurgias cardíacas eram orientados ao repouso absoluto, e após a alta hospitalar se encontravam debilitados e fisicamente mal condicionados, incapazes de retornar as atividades diárias e lazer. 

Atualmente esse quadro mudou, graças a estudos científicos e prática clínica foi instituído o programa de Reabilitação Cardíaca que visa restituir a capacidade funcional dos indivíduos com distúrbio cardíaco o mais precoce possível, com o objetivo de devolver a capacidade de manter as atividades de vida diária e a modificar os aspectos que contribuem para a diminuição do risco de doenças cardíacas e seus agravamentos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, reabilitação cardíaca é o somatório das atividades necessárias para garantir aos portadores de cardiopatia as melhores condições física, mental e social, de forma que eles consigam, pelo seu próprio empenho, reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva.

Deve-se salientar que as evidências científicas dão relevância ao treinamento físico, credenciando-o como uma das principais intervenções neste processo de reabilitação. As atividades elaboradas pelo fisioterapeuta são seguras e os benefícios abrangentes, melhorando qualidade de vida e proporcionando redução na mortalidade cardíaca. 

Assim, o Espaço Furquim foi elaborada pensando neste indivíduo que precisa de cuidados especiais. Temos um programa de reabilitação física acompanhado por um profissional fisioterapeuta qualificado, visando a especificidade e a individualidade de cada um.

Deixe um Comentário